domingo, 19 de abril de 2009

Exaltasamba

Um dos maiores sucessos da atual safra da música popular brasileira atende pelo nome Exaltasamba. O grupo já teve várias formações, a atual está com quatro anos. O Exalta, hoje, contém sete integrantes, que trocaram seus empregos como bancários, metalúrgicos e pedreiro para se tornarem músicos: Péricles (banjo e vocal), Théo (bateria), Izáias (violão), os irmãos Marquinhos e Brilhantina (tantã e cavaquinho) e o Chrigor (pandeiro e vocal).
Tudo começou quando o Exaltasamba tocava o chamado "pagode de bar" e foram descobertos pela gravadora Kaskata's, após terem ganho um festival de música popular em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. Daí em diante não pararam mais de crescer.
A música que tirou o grupo do anonimato foi "Deixa como Está" batizada pelos fãs do Exalta como Melô da Padaria. Fizeram dois discos, "Eterno Amanhecer" e "Encanto", incluindo os sucessos "24 horas de Amor", "Quero Sentir de Novo", "Cartilha do Amor" e muitos outros que não podem faltar em nenhuma apresentação do grupo. Logo após, gravaram dois CDs intitulados "Só Sucessos" e "Só Sucessos 2", ambos em 1996.
No mesmo ano, em 1996, um terceiro CD, intitulado "Luz do Desejo", pela gravadora EMI - Odeon, vendeu cerca de 500 mil cópias. Esse CD inclui canções românticas como: "Luz do Desejo" (canção título), "Telegrama", "Louca Paixão"... Foi uma explosão: a partir daí vieram vários convites e eles começaram a fazer até cinco apresentações em uma única noite.
Pinha, o chamado presidente do grupo, pois faz parte desde a fundação, define o estilo de música tocada pelo grupo como "romântica".
O CD "Desliga & Vem", vendeu 1 milhão de cópias, o que deixou os 7 integrantes com um sorriso de não se ver o rosto, nesse CD está incluído um dos maiores sucessos do grupo, a canção título do CD, conhecida também como A Música do Telefone, Chrigor e Péricles, fazem nesse CD uma homenagem à Xuxa com a música "Caixinha de Felicidade".
O Exaltasamba provou com o último CD "Cartão Postal" que "Luz do Desejo" e "Desliga & Vem", não seriam os únicos CDs de sucesso. Segundo os componentes, todo esse sucesso se deve a humildade: "Nossa maior preocupação é levar alegria ao público", diz Brilhantina.

Discografia
Mais uma Vez (2000)
Cartão Postal (1998)
Desliga & Vem (1997)
Só Sucessos 2 (1996)
Só Sucessos (1996)
Luz do Desejo (1996)
Encanto (1994)
Eterno Amanhecer (1992)

Um comentário:

  1. Oi,
    Muito bacana essa postagem sobre o Exalta!
    Abraços,
    Grupo Puro Acaso
    www.grupopuroacaso.com.br

    ResponderExcluir