domingo, 20 de setembro de 2009

Sandalia de Prata


Diretamente da região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo, a banda Sandália de Prata traz para o palco todo o balanço em clássicos do samba-rock e do samba, de Jorge Ben Jor a Itamar Assumpção. O repertório também inclui funk, soul e gafieira, com muita brasilidade.

Desde cedo, a vocalista Ully Costa teve contato com os bailes de periferia, no tempo de estudante no colégio Martins Jr, onde recebeu os primeiros estímulos para desenvolver sua veia musical. Ully cantou em igreja ("era uma das cantoras do grupo de jovens, aos domingos"), estudou teatro e dança, deixando a música envolver sua vida. Depois, montou bandas - de cover de Raul Seixas a grupos de samba de terreiro, bossa nova e de música brasileira com pegada de samba-rock e de gafieira. Tocava composições de Bebeto, Jorge Ben, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Elza Soares e Simonal, entre outros.

O desejo de desenvolver trabalho próprio na linha do samba-rock e do samba clássico, de malandro, aproximou-a ainda mais dos amigos Paulinho Sorriso (bateria), Carlinhos "Creck" (baixista) e Sandro Lima (guitarra e violão). "Depois acrescentamos o piano do Dado Tristão à nossa formação", conta Ully, explicando que ali já se delineava a formação atual do Sandália de Prata, "na linha do samba-rock, sem perder de vista as nossas fortes influências do samba tradicional, de terreiro". O percussionista Tito juntou-se à banda, trazendo o "molho" do samba, com surdo, pandeiro, tamborim e cuíca, seguido logo depois pelos metais de João Lenhari (trompete), Marcelo Fernandes (sax) e Will (trombone).
O gosto de Ully Costa pelo balanço e suíngue do samba-rock vem dos tempos de criança, quando já escutava o ritmo em casa e nos bailes do bairro, onde se ouvia muito Jorge Ben, Originais do Samba, Bebeto, Branca de Neve, Zélão e Claudete Soares, entre outros. Além disso, a vocalista sofreu influências de grandes cantoras, como Elizeth Cardoso, Dalva de Oliveira, Leny Andrade e Elza Soares. "Eu apreciava a música ao vivo, interpretada por estas cantoras, acompanhadas pelas grandes orquestras", revela Ully, voltando a falar do estilo do Sandália. "Com nossa formação, fazemos samba-rock, gafieira, sempre ligados à linguagem do samba de terreiro, que tem repinique e tantan, mas sem perder a modernidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário